"Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte, para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte Constituição da República Federativa do Brasil" (Preâmbulo da Constituição Federal de 1988)
Não é uma piada, infelizmente. A introdução da lei maior do Estado brasileiro cita textualmente "Deus" e aí dizem que o Brasil é um país laico.
Eu queria ver se a Constituição Federal fosse promulgada no dia 5 de outubro de 1988 com uma leve alteração nessa entidade citada. Algo como:
"sob a proteção de Exu...";
"sob a proteção dos orixás";
"sob a proteção de Alá..." etc.
Já pensaram nisso? Queria ver se haveria alguma gritaria ou não por grafarem na Carta Magna uma outra nominação das diversas existentes das religiões ao invés de "Deus".
Que moral nós temos para dizer que o Brasil é um país laico? Vá pra casa do chapéu!
Aí reclamam de o genocida larápio indicar para uma das vagas da maior corte de justiça do país um sujeito que diz que os picaretas dos bispos da linha religiosa dele estão acima dele mesmo e das leis terrenas. Meu, vá pra...
O Brasil não é para amadores!
William
Post Scriptum: não tenho nada contra religião alguma ou as mais diversas formas de fé. Cada homo sapiens está imerso em sua cultura humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário