"O tempo
Uma ideia minha, que expresso de maneira nada científica, é que o tempo não é sucessão diacrónica, em que um acontecimento vem atrás do outro. O que acontece projecta-se numa imensa tela e tudo fica ao lado de tudo. Como se o Homem de Cro-Magnon estivesse colocado nessa tela ao lado do David de Miguel Ângelo. (...) não há passado nem futuro. O que vai ser já está a acontecer.
Entrevista de José Saramago ao diário Público, 2 de Novembro de 1991" (da página da Fundação José Saramago em 08/01/25)
DIÁRIO E REFLEXÕES
Mundo, 8 de janeiro de 2025. Quarta-feira.
"Como se o Homem de Cro-Magnon estivesse colocado nessa tela ao lado do David de Miguel Ângelo..."
Hoje faz dois anos que o Brasil sofreu uma nova tentativa de Golpe de Estado por parte de um segmento da sociedade que há séculos considera esta terra como uma colônia de exploração, um lugar odiado por essa gente lesa-pátria e lesa-humanidade. Convivemos lado a lado, nós e eles, no mesmo tempo e espaço.
O que vai ser já está a acontecer...
Bolsonaro está livre. Todas as crias do Bolsonaro estão eleitas em alguma função pública. O vice de Bolsonaro está eleito em função pública e tira sarro de nossa cara falando que não houve tentativa de golpe. O sujeito é senador. Essa gente odiosa tem mais de 400 votos no parlamento para anistiar toda a canalhada do segmento social ao qual pertence.
O que vai ser já está a acontecer...
Trump foi condenado, é um mentiroso contumaz e vai tomar posse como presidente dos Estados Unidos. Parece querer a Groelândia, o Canadá e o Canal do Panamá. Por causa da emergência climática ele quer novas terras, é o seu "espaço vital". As big techs que dominam as mentes das massas ignaras do mundo estão com Trump.
O que vai ser já está a acontecer...
A do Jesus na goiabeira é senadora. O juiz suspeito é senador. As instituições do Estado brasileiro estão tomadas por gente como essas aí. O dono do orçamento público do país é deputado. O empresário que se vestia de papagaio está livre, leve e solto. O governador que interferiu nas eleições no dia da eleição, um mentiroso, está no mandato.
O que vai ser já está a acontecer...
Por falar em "espaço vital", aquele que os alemães sonhavam desde o século 19, Israel segue invadindo e tomando terras nas quais outros povos e civilizações ocupavam há tempos. Azar dos palestinos e demais povos árabes... o mundo assiste à ocupação com assassinatos pelas imagens ao vivo. Quem ou o que vai parar as bombas e a ocupação dos sionistas?
(Palavras não vão parar os sionistas. Palavras não pararam nem Hitler nem Mussolini. Sei não, palavras não vão parar a extrema-direita atual)
O que vai ser já está a acontecer...
E o Brasil? E o nosso governo Lula? Eu gosto muito do presidente Lula, admiro ele desde sempre. É uma referência para mim há décadas. Lula talvez seja uma das últimas figuras humanas de uma era que está se encerrando no mundo. Lula é um pacifista. Outra era e outras espécies humanoides estão surgindo nesta etapa do planeta Terra. A paz não tem nada a ver com essa nova era.
Não há passado nem futuro. O que vai ser já está a acontecer...
---
" - ...............!"
Estou concluindo algumas coisas ao refletir sobre o tempo presente, esse de ontem, hoje e amanhã ("Ano Novo"). Talvez eu seja um romântico. Um romântico.
Eu sonhava consideração, sonhava tolerância, sonhava entendimento através das ideias e da palavra. A minha lista antiga de desejos e objetivos nesta minha única vida terminava com o item "paz". Um romântico...
Terminei o ontem e vivo o presente sem ter conseguido comer uma pizza com os sobrinhos, sem ter passado o Natal com os pais. Os núcleos familiares me parecem diminuir.
Minha liderança local do PT saiu do partido. Fiz volume nas ruas sem ter protagonismo nos últimos anos. Não sei se farei mais isso. Pouca utilidade e resultado duvidoso pra todo mundo. Ser ou não útil é um incômodo permanente.
Um amigo dos tempos de sindicalismo disse que me respeita muito, mesmo quando precisou resistir "a algumas situações colocadas".
Nunca vou saber até onde foram as mentiras que inventaram contra mim para me cancelarem no movimento que ajudei a liderar por décadas. O mundo humano é um lugar duro. E talvez piore.
Não há passado nem futuro. O que vai ser já está a acontecer... a ideologia dos capitalistas segue vencendo a vida. Tudo tem um preço, um valor, uma utilidade. Um mundo utilitarista.
William
Post Scriptum (o dia seguinte): como registrei minha admiração pelo pacifista Lula, precisa registrar também que não concordo com tudo que Lula diz e faz. Não concordo com a afirmação do presidente Lula que disse não ter havido participação da classe trabalhadora nas revoluções de 1917 da Rússia e em 1959 em Cuba. Às vezes, Lula faz essas simplificações históricas que não ajudam em nada nossa luta contra a exploração do ser humano pelo capitalismo. A frase é tão infeliz ao insinuar que só estudantes fizeram as revoluções como seria infeliz se eu dissesse que só metalúrgicos (peões) criaram o PT e a CUT. Vida que segue...
Essa frase do Saramago é perfeita. Conversando com o Enrique estamos muito apreensivos com o que virá dos EUA. Um filhote de narciso, louco, o que vai ser ...
ResponderExcluirMarili, estamos apreensivos sim, muitos de nós, com o início do mandato daquele sujeito nos EUA. O que vai ser já está a acontecer... o conceito de Saramago é perfeito! O dono da Meta já foi intimado pelo Deep State para colocar suas redes sociais a serviço do governo. Agora será mentira e ódio exponenciado, com os algoritmos deixando as pessoas mais doidas do que já ficaram com as redes sociais... brabo! Abração pra vcs! Feliz niver pro Gui!!!
Excluir