Refeição Cultural
CartaCapital edição 1342
HO HO HO - OS "PRESENTES" DE DEPUTADOS E SENADORES PARA CADA UM DE NÓS
CAPA
O Congresso Nacional fechou o ano legislativo do jeito que começou: extorquindo o governo Lula. Foram bilhões de reais de chantagem para votar a Reforma Tributária. E mesmo assim sobraram jabutis a favor de ricos e contra o povo.
"Fora do imposto seletivo, as armas de fogo e munições terão uma alíquota menor que os refrigerantes." Diz a reportagem.
Além disso, desfiguraram o Estatuto do Desarmamento e nosso IVA será um dos maiores do mundo.
SEU PAÍS
Na seção, li matéria sobre a "Prisão quatro estrelas" do golpista Braga Netto.
Diz a matéria: "O general fazia a ponte entre financiadores privados, conspiradores da caserna e Bolsonaro".
PRIVATIZAÇÃO DOS CEMITÉRIOS EM SÃO PAULO
A reportagem de Mariana Serafini "Memória insultada" nos mostra o caos gerado pelos "parças" do prefeito reeleito na capital paulista.
Triste de ver, as famílias enlutadas é que sofrem com a decisão nada democrática que definiu os políticos da cidade. Já disse que no Brasil não há democracia e sim plutocracia. Opinião minha.
ECONOMIA
Agronegócio: na matéria "Briga de foice", o jornalista Carlos Drummond denuncia que "A ala mais retrógrada do setor ataca a Moratória da Soja, que fez o desmatamento despencar na Amazônia".
Os ruralistas afirmam ser ameaça à livre concorrência ter que cumprir regras do acordo que já existe há 18 anos.
"Com a moratória, a área desmatada em cidades produtoras de soja na Amazônia caiu de 10,6 mil para 3 mil quilômetros quadrados por ano".
NOSSO MUNDO
Vi na seção a ameaça de avanço da extrema-direita na União Europeia. França e Alemanha podem ser governadas por fascistas e neonazistas em breve.
A Arábia Saudita vai sediar a Copa do Mundo de 2034 e a Fifa tá nem aí para denúncias de trabalhos análogos à escravidão... (novidade nenhuma nisso)
Violência contra a mulher: impressiona a coragem de Gisèle Pelicot ao enfrentar publicamente seu ex-marido e dezenas de estupradores num caso que assombra a Europa e o mundo.
PLURAL
Seção sempre agradável!
Li sobre o novo filme "O Auto da Compadecida 2"; li excelente matéria sobre os 35 anos dos Racionais MC's e vi na hora o vídeo "Diário de um detento", é de arrepiar!!! Eles estão com uma exposição no centro de São Paulo. Deu vontade de ir.
Gostei de todos os artigos da edição. Em especial o do Arthur Chioro "Vitória para a saúde", sobre o imposto maior para os refrigerantes.
---
COMENTÁRIO FINAL
Sei não, talvez eu deixe de ler as edições impressas da excelente revista CartaCapital neste ano de 2025. Meu papel na política acabou faz tempo...
Não sei se faço outra coisa com as horas que me restam dos dias de um mundo definhando.
Me atualizei nos temas lidos, como digo sempre, mas não mudou nada ler ou não ler sobre a política, o país e o mundo. Tá tudo foda e com pouca perspectiva de mudança.
Atenção: podemos mudar o presente e o futuro, somos humanos. Mas precisamos de gente que queira mudar o mundo. Vocês querem?
William
Nenhum comentário:
Postar um comentário