DESACORDO - Marili Santos
À revelia
dessa nova ortografia
para, já disse
pára porque eu quero
ver o vôo das palavras,
com trema e
que tremam os gramáticos!
Pelo menos largaram
o circunflexo da sequência;
que faço com as saudades do
éi- ói, terrível epopeia;
À queima-roupa arrancaram
do pé de moleque e do olho da
sogra
o tal do hífen e a exceção ficou
ao deus-dará.
Do blog Valsa Literária (valsaliteraria.blogspot.com)
---
COMENTÁRIO:
Completei a leitura das primeiras cem publicações do blog da professora e escritora Marili Santos. Como já comentei em textos anteriores, a autora desenvolve suas criações literárias em diversas formas discursivas.
Gostei bastante dos contos "A espera da personagem" e "A face azul". Os temas foram bem desenvolvidos e a contista consegue manter a curiosidade das leitoras e leitores sobre o que vem no episódio seguinte. Marili publicou na forma de folhetim, capítulo por capítulo.
Lembro aqui aos leitores e leitoras do blog Refeitório Cultural que estou lendo as criações literárias da poeta, cronista e contista Marili Santos desde o início da página dela em 2011.
Me identifiquei com o tema do poema "Desacordo" porque também tive minhas discordâncias com as reformas impostas pelo Novo Acordo Ortográfico. Escrevi sobre isso algumas vezes no blog.
"o tal do hífen e a exceção ficou / ao deus-dará."
Além de muita coisa ter ficado "ao deus-dará" na língua portuguesa, ainda tenho outras teorias sobre a linguagem humana e as consequências das novas tecnologias do século XXI: avalio que a humanidade vai perder parte considerável de sua capacidade de escrever e manter a linguagem escrita.
Enfim, sigamos lendo poesia e outras formas de linguagem literária e de cultura.
William
E sigo agradecendo, sem ter palavra para te agradecer.
ResponderExcluirOi, profa! Esses últimos dias foram corridos e sem muito tempo de deleites literários. Em breve retomo minha viagem no Valsa Literária. Abração pra vcs e feliz aniversário pro Gui!!! Saúde e realizações pro jovem filhão!
ResponderExcluir