terça-feira, 13 de agosto de 2024

80 de 100 dias



80. A efeméride do dia é o aniversário do Comandante em Chefe Fidel Castro. O líder da Revolução Cubana completaria neste dia 13 de agosto 98 anos. Fidel é uma das lideranças mais importantes da história de Nuestra América, juntamente com José Martí. Fidel vive porque seus ideais e seus feitos seguem em nossos corações.

---

O Instituto Conhecimento Liberta (ICL) lançou agora à noite o documentário "Vai pra Cuba, Eduardo!". Uma produção de alta qualidade e que me deixou emocionado. Eduardo Moreira e Juliana Barone, a diretora do documentário, estiveram em diversos lugares nos quais estive nas duas vezes que visitei Cuba. O ICL contou com a assessoria de ninguém menos que Frei Betto, grande conhecedor da Revolução Cubana e amigo do povo cubano.

Fico feliz e orgulhoso de fazer parte do ICL desde o primeiro ano de existência desse projeto de educação e cultura revolucionário. Viva o ICL! Participem e se associem ao instituto porque O CONHECIMENTO LIBERTA!

Até estou pensando em voltar lá no próximo ano. Vamos avaliar as possibilidades. Sou grande apoiador da República Socialista de Cuba e de seu povo rebelde, culto e libertário.

---

Brasil vai viver um inferno político

Tenho a impressão de que vai custar caro aos progressistas, democratas e, principalmente, ao campo da esquerda, um hipotético acordo conciliado por cima para não punirem os canalhas do bolsonarismo e a extrema-direita bandida que destruíram o Brasil e os direitos do povo desde o Golpe de Estado em 2016. Vem merda feia por aí...

Agora no fim do dia, manchetes dos meios do grande capital, a imprensa comercial, já anunciam que vão para cima do tal ministro do STF que a esquerda costuma chamar por apelido como se ele fosse um parça tomador de cerveja no boteco.

Acho que vão tentar cassar o ministro da Suprema Corte e depois vão para cima do governo Lula e da esquerda e ou daquilo que costumam chamar de campo progressista, que nem sei mais o que é isso... 

Enfim, vai custar muito caro não ter havido pressão nem do governo Lula nem dos movimentos populares pela condenação e prisão dos bolsonaristas de todas as laias, militares, políticos a começar pelo próprio clã, endinheirados que patrocinaram a tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023 etc.

É inacreditável a pusilanimidade e frouxidão da parte do país que não compartilhava com a outra parte que apoia e endossa toda a desgraça que Bolsonaro et caterva fizeram por 7 anos de golpe contra a democracia.

Avalio que teremos dias difíceis... e não sei se as pessoas do campo da esquerda com algum tipo de mandato estão ligadas na questão macro do país e mundo, ou se estão focadas somente nas suas bolhas e não para além dos seus pequenos espaços de poder.

Preocupação... O governo Lula - e a parte do país que votou nele ou contra aquilo que estava no poder - não tem o poder real, a força repressiva, o poder econômico, os meios de comunicação, e nem povo mobilizado...

Tomara que eu esteja com a impressão errada e a vida siga meio normal.

William


Nenhum comentário: