sábado, 17 de agosto de 2024

84 de 100 dias



CASSI

Opinião 

84. Ao olhar minhas contas a pagar na próxima semana, tomei um susto ao ver o reajuste das mensalidades dos planos de saúde da Cassi. É alguma coisa que nem vou adjetivar.

A Cassi é ou deveria ser a Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil. A direção da autogestão em saúde reajustou o plano Cassi Família II, o melhor e mais antigo plano familiar em 23,88%. 

É uma coisa sem sentido. A não ser que a gestão queira que os participantes do plano saiam por inviabilidade de pagamento das mensalidades. Como vou continuar mantendo meus pais no plano com esses aumentos que a direção vem fazendo ano após ano?

Quem acompanha o mercado de saúde sabe como funcionam essas coisas. Os planos fazem seleção de seus clientes através de estratégias para que as pessoas não consigam ficar no plano e percam o acesso. É o que a Cassi dos funcionários do BB está fazendo aumentando as mensalidades desse jeito.

Não sou leigo no tema. Já fui gestor eleito da autogestão e conheço como funcionam os modelos de custeio, de saúde e como funciona o mercado onde a Cassi opera.

A minha indignação é grande! Já faz quase dois anos que nós conseguimos mudar o governo federal, retirando da administração das empresas estatais aqueles sujeitos que vinham destruindo todo o patrimônio público.

Não culpo o nosso presidente Lula por questões do dia a dia das empresas públicas porque sei da dinâmica da política. Imaginem se vou tributar ao nosso presidente questões de corporações como a nossa da comunidade Banco do Brasil. Não seria adequado fazer isso num cenário tão complexo e com uma correlação de forças tão ruim no Congresso.

Mas confesso a minha decepção em relação à direção de nossa Caixa de Assistência no que diz respeito a algumas decisões que poderiam ter sido revertidas após a saída daquele grupo que estava na gestão durante os governos golpistas.

Eu entendo que o Cassi Família (CF II) não precisava e não poderia ser reajustado como estão fazendo. A impressão que dá a quem entende minimamente da Cassi é que querem que os participantes do plano saiam.

É uma coisa sem sentido porque já afirmei e reafirmo que forçar os participantes do CF II a saírem do plano não faz com que a migração se dê para planos piores da própria Cassi como os outros que têm coparticipação, franquia na internação e redes piores.

Francamente. Estou indignado! E decepcionado!

A direção da Cassi e as entidades representativas que apoiam a gestão deveriam ouvir outras pessoas que conhecem a Cassi e que poderiam pensar alternativas para não expulsar os participantes dos planos.

William


Nenhum comentário: