Refeição Cultural
Osasco, 13 de agosto de 2024. Terça-feira.
FIDEL VIVE!
No dia de hoje, comemoramos o nascimento de um dos maiores heróis do povo latino-americano do século XX e da história de Nuestra América, o Comandante em Chefe Fidel Castro. Ele completaria 98 anos de idade. Fidel vive!
Durante o dia, li e apreciei os dois livros fotográficos sobre Fidel que trouxe de Cuba. Imagens magníficas e emocionantes. Junto ao Comandante Fidel, figuras como Che Guevara, Raúl Castro e líderes mundiais.
Nos últimos dias, li também sobre um grande amigo de Cuba, um homem extraordinário, Frei Betto, que completou nesses dias 80 anos de idade.
Estou refletindo a respeito de minha terceira viagem a Cuba, sou admirador e apoiador do povo cubano em sua busca por liberdade e autonomia sem interferência dos Estados Unidos, que mantêm um bloqueio criminoso ao país com o intuito de causar miséria e desesperança a milhões de pessoas.
---
Revolução Bolivariana na Venezuela sob ataque
Eu sigo não concordando com o comportamento do governo brasileiro em relação às eleições presidenciais na Venezuela. Depois de tudo que aconteceu nas últimas semanas, até o mundo mineral sabe que o chavismo está sob ataque do imperialismo e está resistindo a mais um Golpe de Estado patrocinado pelos Estados Unidos.
É inacreditável se for verdade que a diplomacia brasileira e o governo Lula avaliam sugerir novas eleições no país. Minha decepção com a postura do Brasil chega ao ponto de pensar em romper com o nosso governo. Não faria isso no calor dos acontecimentos, mas num mundo em disputa como o que vemos neste momento não há espaço para pusilanimidade contra a extrema-direita internacional. Estamos falando do fascismo! Lula pede unidade do mundo contra esses extremistas e acaba apoiando os extremistas que só querem o petróleo da Venezuela. Francamente!
---
Bolsonaro livre...
Como venho dizendo faz tempo, desde o ano de 2023, existe uma construção por cima para que nenhum bolsonarista seja punido pelo que fez. Os caras são inimputáveis!
Assim como venho escrevendo a respeito da impossibilidade da democracia na atualidade, vejo claramente que além da plutocracia ser a forma autoritária de governos atuais, vide EUA, França, Alemanha, Brasil do Centrão e do orçamento secreto, entre outros, as "leis" e os "direitos" serão cada vez mais para proteger de qualquer crime o 1% e seus apaniguados, os bilionários e os milionários, e para prender e arrebentar o restante do povo, os noventa e tantos por cento de pessoas, a patuleia, a malta, a plebe, como todos nós.
Que desânimo!
---
Eleições municipais brasileiras
Como fazer campanha eleitoral sabendo que não há democracia no Brasil? Como lutar para eleger pessoas decentes e interessadas no bem comum como várias candidaturas que conheço do campo progressista?
Que dureza!
Vamos fazer a nossa parte e fazer o bom combate, claro!
Mas que é meio ilusório, isso é!
William
Nenhum comentário:
Postar um comentário