domingo, 11 de agosto de 2024

Natais - 1978



Refeição Cultural 

Uberlândia, 11 de agosto de 2024. Domingo. 


Essas memórias e reminiscências sobre nossos natais em família, que estou produzindo desde 2022, têm um pouco de inspiração na obra da escritora mexicana Margo Glantz. Gosto da poética prosaica dela sobre o passado familiar. 

A obra "Las Genealogías" me abriu novas perspectivas na forma de escrever e contar histórias pessoais e opinativas a partir da história da própria família. A prosa de Glantz é muito interessante. 

Essa informação é só um registro de influência em minha escrita.

---

No Brasil, é domingo de Dia dos Pais. 

Dias dedicados a mães e dias dedicados a pais são tradições culturais. 

Imagino que o Dia das Mães funcione de forma diferente em relação ao dos pais num país onde mais da metade das famílias são chefiadas pelas mulheres.

O Boletim Especial 8 de Março, Dia da Mulher, feito pelo Dieese em 2023 (fonte: site da CUT) revelou que:

"dos 75 milhões de lares do país, 50,8% tinham liderança feminina, o correspondente a 38,1 milhões de famílias. Já as famílias com chefia masculina somaram 36,9 milhões."

Apesar de vermos movimentações parecidas em redes sociais de apreço e afeto aos pais e às mães, o fato concreto é que cada vez mais aumentam os registros de nascimentos sem constar os nomes dos pais.

O Brasil registrou mais de 172 mil certidões de nascimento sem o nome dos pais em 2023 (aumento de 24,5% em sete anos). 

Comento isso por ser hoje Dia dos Pais e o Brasil ser um país com milhões de pais ausentes. 

Não é o nosso caso, de minha irmã e eu. O pai está conosco e neste fim de semana pudemos confraternizar com ele, apesar de nosso pai ter se tornado uma pessoa de difícil convivência, infelizmente. 

Registro o meu respeito a todos os pais que exercem seus papéis de pais na plenitude.

---

NATAL DE 1978

O Natal de todos nós católicos brasileiros e do mundo seria celebrado pelo novo Papa João Paulo II, o polonês Karol Józef Wojtyla. 

Ele foi eleito Papa após a morte de João Paulo I, que morreu após 33 dias de papado. 

Eu estava com nove anos e minha mãe se esforçou para seguir os ritos e dogmas da igreja católica. 

Frequentei o catecismo na igreja São Patrício, no bairro Rio Pequeno onde morava, mas não completei o curso. 

Tenho pouca lembrança sobre isso, mas suspeito que a culpa por não concluir o catecismo tenha sido minha e não da professora. 

Acho que dei trabalho a ela e deixei de fazer o curso. 

No mundo futebolístico, a Argentina foi campeã da Copa do Mundo de Futebol, realizada no próprio país sob ditadura militar. 

Uma das coisas que me lembro é que o título foi muito suspeito, diziam que o time do Peru entregou o ouro (o jogo), perdendo de 6x0 para a Argentina, tirando o Brasil da final por saldo de gols. 


No meu histórico escolar daquele ano constam 3 matérias de Educação Geral e minha avaliação foi até boa: Comunicação e Expressão (B); Estudos Sociais (A); Ciências (B).

Eu estudava no Prof. Adolfino de Arruda Castanho. Passei lá dia desses. Nossa escola pública está resistindo bravamente até hoje, felizmente! São mais de 600 alunos.

William Mendes 


Post Scriptum: o texto anterior desta série pode ser lido aqui.


Nenhum comentário: