domingo, 15 de setembro de 2024

Nada mais será como antes - Miguel Nicolelis (7)



Refeição Cultural 

"Por volta de 2024, as pessoas começaram a expandir ainda mais o tempo despendido on-line, ignorando a importância fundamental das interações sociais reais, bem como o contato com o mundo natural, ambos fatores essenciais que serviram, por milhões de anos, como forças evolucionárias vitais para moldar o cérebro humano moderno." (p. 107)


O capítulo 7 do livro ficcional Nada mais será como antes (2024), de Miguel Nicolelis, é uma espécie de síntese de seu livro de ciências O verdadeiro criador de tudo (2020), em relação às explicações sobre as possibilidades de uso da capacidade do cérebro humano, usos para o bem e para o mal. 

A leitura em 2021 do livro O verdadeiro criador de tudo foi definitiva para a compreensão e as explicações que tenho hoje a respeito da sociedade humana e do próprio planeta Terra. Me marcou demais a leitura. Me modificou.

As explicações científicas de Miguel Nicolelis sobre o cérebro humano foram para mim o ponto de não retorno a qualquer tipo de ilusão ou explicação mágica para as coisas relativas à organização da vida humana na Terra. 

A mãe com a criança no farol hoje de manhã ao buscar pão; as dores que vão aumentando em meu corpo; os incêndios e destruição do único mundo no qual vivemos; as pessoas capturadas por um mundo digital como marionetes e se perdendo para sempre... tudo isso eu compreendo melhor hoje, após ter claro como funciona a mente de um ser humano. 

O difícil ainda é interpretar intelectuais como Frei Betto, um cristão que crê piamente em outras concepções de existência para além dessa na qual estamos materialmente e fisicamente. E lendo a respeito dele e lendo ele, após tê-lo conhecido em Havana, o admiro mais a cada dia.

Sou um materialista ateu que conhece com propriedade como veem o mundo as pessoas que creem, porque cri por décadas em minha existência. Sigo respeitando muito a fé e visão de mundo de cada pessoa, principalmente aquelas que imagino serem de "boa-fé", de boa índole. 

Sigamos lendo, estudando e tentando compreender o mundo. Já tive capacidade e condições de mudar o mundo. Avalio que hoje essa possibilidade é bem menor. Mas estou por aqui e escrevo o que penso. 

William Mendes 

 

Nenhum comentário: