Reminiscências (1)
1. Olhando papéis velhos, li uma matéria sobre um encontro de associados da Cassi e Previ, organizado pela Afabb-SP, em 27 de novembro de 2017, em parceria com outras entidades representativas, ocorrido em Ribeirão Preto (SP), no qual fiz grande esforço para participar porque a empresa aérea havia cancelado o voo. Dei um jeito e fui. O público me aguardou. Fiz esse trabalho de base por 4 anos, pouco dormi, e era acusado pelos adversários políticos de não trabalhar. Foi um reconhecimento que registrei no meu blog à época (ler aqui), os associados me aguardaram duas horas. Nosso mandado foi muito fiel aos princípios éticos que aprendemos durante nossa vida de sindicalista da CUT.
---
2. Em outro momento, a nossa Afabb-SP, gentilmente, abriu espaço em sua revista, edição 154 de maio/junho de 2018, para fazermos uma avaliação do período no qual estivemos à frente da Diretoria de Saúde da Cassi. Os avanços políticos e técnicos na gestão do modelo de saúde foram reconhecidos por boa parte das dezenas de entidades representativas e dos associados da autogestão. Fomos reconhecidos até por instituições relevantes como ANS e OPAS. No entanto, a questão econômico-financeira - o déficit - ocupou o foco das atenções à época. Pautou as eleições, inclusive. Fizemos o que foi possível ser feito na área da saúde, mesmo sem recursos adequados.
---
3. Estava olhando o conteúdo de uma grossa apostila de estudos para concursos públicos, mais ou menos do ano 1999/2000, e fiquei impressionado comigo mesmo. Eu estudei aquilo tudo e não foi à toa que tive capacidade técnica de enfrentar os grandes debates que enfrentei como gestor da Cassi entre 2014/2018 e os patrões banqueiros por mais de uma década. Acumulei grande conhecimento que me foi útil como dirigente da classe trabalhadora. Direito tributário, constitucional, comercial, auditoria, contabilidade, economia, SFN etc. Quando enfrentei o lawfare que inventaram para me impedir de defender os direitos dos associados da Cassi ao final do mandato (cartinha anônima) peitei até o canalha da auditoria que agiu de má-fé e fora das normas para participar do conluio armado contra mim. Enfim, estudei muito nesta vida... conhecimento sempre tem sua valia. (post scriptum: doei a apostila)
---
Sempre que olho para trás, sinto que contribuí para as grandes questões da classe trabalhadora.
Foi a coisa certa a ser feita.
William Mendes
21/12/24
Nenhum comentário:
Postar um comentário