quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Leitura de poesia (11) - Ego, Genésio dos Santos



Ego - Genésio dos Santos (1978)


Não hesito,

Se existo,

Insisto,

Resisto,

Persisto

e não desisto.


Do livro "Número um"

---

COMENTÁRIO:

Genésio dos Santos é poeta oriundo dos quadros de funcionários do Banco do Brasil. Grande figura! Aprendi muito com ele.

Quando entrei no movimento sindical, passei a compor a direção de nosso Sindicato e conheci figuras deslumbrantes. Genésio foi uma dessas lideranças incríveis com as quais passei a conviver na militância política.

O poema "Ego" pode ser lido pensando a vida sob diversas óticas. Se fizer uma leitura política e ou sindical, poderia dizer que cada verso é um princípio, um Norte para a militância que escolhe dedicar sua vida e sua energia para a mudança da realidade.

Cada verso um verbo, uma ação que deve ser feita ou que não deve ser feita. Não hesitar e não desistir. Insistir, resistir, persistir: ações centrais do existir na vida de um militante das causas sociais e populares. Não hesitar em estar do lado do povo, da classe trabalhadora.

Atitude! Cada princípio no poema de Genésio é uma referência ética, uma demonstração do que se espera da atitude de uma liderança popular.

O livro inteiro é uma fonte de prazer, cada poema.

É isso!

Sigamos lendo poesia em dezembro.


William Mendes


Bibliografia:

SANTOS, Genésio dos. Número um. São Paulo: G. dos Santos, 1978.


Nenhum comentário: