quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

Diário e reflexões


Foto feita por Sandro Sedrez, adaptada por mim.


Refeição Cultural

Osasco, 5 de dezembro de 2024. Quinta-feira.


Estamos nos aproximando do fim de mais um ano em nossas vidas. Que poderia registrar nesta página pública de pensamentos, reflexões e troca de informações entre o autor do blog e seus leitores e leitoras?

---

OS VÍRUS ESTÃO POR AÍ

Poderia começar falando a respeito de saúde e prevenção de doenças. Estamos todos em casa com Covid-19, apesar de só termos feito o teste em um de nós. Todos estão com os sintomas, cada um com seu efeito corporal. Felizmente, nossa família não é negacionista e desde o início da pandemia mundial tomamos cinco doses de vacina.

Provavelmente, eu fui o primeiro que contraiu o vírus no voo de ida para Ushuaia, Argentina. O passageiro atrás de mim espirrou sem parar. No segundo dia, lá na Terra do Fogo, comecei a ter coriza e espirrar muito e tive uma crise de rinite. Achei que era coisa do quarto do hotel. 

A forma como se contrai o coronavírus é sempre incerta, é uma hipótese ou suposição. O certo são os resultados dos exames, e deu positivo quando minha esposa fez o teste ontem, pois ela havia perdido o olfato.

Ela passou a ter os mesmos sintomas que tive uns três dias depois de mim, ainda em Ushuaia. Eu ferrei minha audição nos voos de volta por estar com as fossas nasais constipadas, estou meio surdo até hoje. Minha companheira veio achando que estava gripada. Chegando em casa, o filho começou com os mesmos sintomas. Feito o teste ontem, deu positivo para Covid.

Ninguém fala mais sobre a pandemia. Quase ninguém usa máscara. Eu sempre uso quando pego transporte público com muita gente. Infelizmente, não usei no avião: vacilo e preguiça. E nos passeios lá em Ushuaia, cheios de estrangeiros de tudo quanto é lugar, também não usei. Mas as cepas dos vírus de Covid continuam entre nós. Fiquem atentos a lugares com grandes aglomerações.

---

SÓ O CONHECIMENTO LIBERTA

Aqui no blog falo sempre de educação, cultura, de compartilhamento de conhecimento. Paulo Freire diz que só se educa gente. Temos que educar as pessoas, temos que achar uma forma de fazer o que Frei Betto está dizendo faz tempo, e quase toda semana, que temos que desenvolver um projeto nacional de educação política e libertadora para o povo brasileiro. O dominicano disse recentemente que temos que tirar Paulo Freire da gaveta se quisermos salvar o Brasil e evitar o pior nas eleições de 2026.

Durante dezesseis anos como dirigente da classe trabalhadora, procurei fazer a minha parte neste projeto emancipador de educar e politizar as pessoas, no meu caso, eu estudava todos os dias - todos os dias - e trocava informações e conhecimentos com os bancários e bancárias que eu representava nos mandatos políticos que exercia. Se era negociador, estudava tudo sobre o banco onde trabalhava; se fosse falar de história das lutas, comia História antes. Quando fui gestor de autogestão em saúde, estudei até quase secar os miolos, como o senhor Alonso Quijana que virou Dom Quixote.

Na época que representei, inovei na comunicação virtual para somar a nova ferramenta de comunicação - blogs - ao trabalho presencial que fazia. Vejo os registros de meus diários e ainda me surpreendo ao ler o quanto eu trabalhava para cumprir agendas diversas, pois ao mesmo tempo que um sindicalista tem atividades práticas nas bases - paralisações, reuniões políticas etc - eu estudava tudo que entendia ser necessário para ser um bom representante dos trabalhadores.

No filme "Eles não usam Black-tie" (1981), de Leon Hirszman, com Gianfrancesco Guarniere e Fernanda Montenegro, o personagem explica ao filho o que é ser um bom representante sindical e liderança dos trabalhadores. Diz ao filho que havia furado uma greve que ele tinha que estudar e ser bom no trabalho que fazia, e não ser um pelego e puxa-saco de patrão. O pai era líder porque era bom funcionário, além de ser um bom companheiro de seus colegas na luta.

Enfim, eu ainda quero aprender coisas novas todos os dias. E quero compartilhar conhecimento com as pessoas para melhorarmos o mundo, melhorando as pessoas.

Leiam, estudem, façam o mundo um lugar melhor para a coletividade e não só para o seu umbigo.

Além de meus estudos diários, de linguagem, de literatura, de história e política etc, estou estudando temas diversos como associado do Instituto Conhecimento Liberta (ICL). Acredito no potencial do projeto que o ICL significa. É revolucionário quando penso que é quase gratuito tudo o que há disponível na plataforma do instituto.

---

MEUS BLOGS CONTÊM CULTURA, HISTÓRIA E PERCEPÇÕES DA SOCIEDADE HUMANA

Estou trabalhando na revisão e organização de meus blogs: são mais de cinco mil postagens das mais variadas temáticas da vida humana.

Modéstia à parte, ao reler textos e temáticas antigas no blog, às vezes me pego pensando como foi que fiz aqueles textos... alguns são bons e envelheceram bem. Interessante isso.

Eu sonhei em ser professor. Não fui. As veredas pelas quais andei me levaram para outros destinos. Escrever com honestidade o pouco que sei e que aprendi em algum estudo é uma forma de passar adiante conhecimento. É minha contribuição ao estilo "wiki" (What I Know Is...)

Fico por aqui.

William Mendes


Post Scriptum (dia seguinte): li no ICL que os testes positivos para Covid subiram de 9 para 17,5% em um mês no Brasil. Tem uma nova cepa circulando, uma tal XEC, identificada primeiro na Alemanha. Se cuidem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário