Refeição Cultural - Janeiro de 2023
Osasco, 31 de janeiro de 2023. Terça-feira.
INTRODUÇÃO: UMA REFLEXÃO
Vale a pena o esforço pela produção de textos escritos?
Escrever numa época dominada pela imagem, pelo vídeo e pelo áudio ainda tem algum sentido? Imagino que sim porque a linguagem escrita é uma invenção da espécie animal homo sapiens e os símbolos linguísticos não são inatos ao ser humano como é o caso da linguagem falada. Insistir no registro escrito é um esforço em preservar uma invenção humana que revolucionou a nossa caminhada pelo planeta Terra.
A extinção da espécie humana é uma possibilidade real?
Tenho a impressão que os seres humanos estão numa encruzilhada da história, num momento de definição sobre a nossa extinção ou a nossa permanência na Terra enquanto espécie homo sapiens e subespécie homo sapiens sapiens (ainda somos sábios?). Não falo de uma extinção física por causa de guerras e catástrofes com grandes mortandades, falo de extinção da espécie humana como aquilo que nos define como animais homo sapiens (de novo, seguiremos sendo sábios?).
Teríamos consciência e coragem para interromper processos tecnológicos que podem extinguir a própria espécie?
As crianças que estão nascendo nesta época, mais as que estão crescendo, mais os adultos que deveriam ser "sábios" são sábios? Deveríamos fazer um esforço coletivo da espécie homo sapiens para responder a essas questões e, se entendêssemos ser necessário, mudarmos a realidade que pode estar contribuindo para o nosso fim, a nossa extinção. Avalio que as tecnologias da informação e as redes sociais - concentradas em poucas mãos no planeta - estão contribuindo para a destruição da espécie humana de forma muito acelerada.
Fica registrada a minha impressão sobre essas questões.
---
JANEIRO
Avançamos mais um mês no calendário humano. Em tese, essa é uma boa notícia, haja vista que até as mortes causadas pela pandemia mundial de Covid-19 diminuíram após 3 anos do início dos contágios. Nos últimos 28 dias morreram no mundo 136.056 vítimas da doença (segunda a Johns Hopkins University). Todavia, a instabilidade para sobreviver na sociedade humana está num nível muito alto se olharmos o cenário global.
O MUNDO - Os Estados Unidos, os países obedientes a eles e a Otan querem aniquilar a Rússia enquanto uma das nações independentes do imperialismo decadente estadunidense. Os russos podem não querer serem aniquilados enquanto grupamento humano de tradição milenar. O Ocidente está usando a Ucrânia e seu povo, através do idiota que governa o país, como bucha de canhão para fazer a guerra contra a Rússia. Ninguém quer paz, a não ser o Lula, recém-eleito presidente do Brasil. A insistência na continuidade da guerra de eliminação da Rússia pode nos trazer como consequência uma guerra de grandes proporções globais. Que foda isso! (homo sapiens...)
O BRASIL - Completamos um mês de tentativa de reconstrução da civilidade no Brasil. De propósito, evitei acompanhar o dia a dia da política nacional (estou de "range rede" da política). Algumas coisas chamam a atenção por terem sido possíveis a partir da eleição de Lula e derrota do genocida miliciano e parte de sua gangue.
LULA (A SENZALA) tomou posse do mandato presidencial em um dia histórico e cheio de simbologia. Brasília estava tomada pelo povo e a faixa presidencial foi entregue a Lula por pessoas constituintes do país que somos, dentre elas uma catadora de recicláveis, um indígena, um jovem negro e uma pessoa com deficiência. A diversidade brasileira estava representada na posse e a frente ampla está representada no ministério de Lula: tem até ministro que fez parte do golpe contra a presidenta Dilma, tem ministra com familiares envolvidos com milícia etc. O PT vai apoiar o criador do orçamento secreto no Congresso para eleição da presidência da Câmara. Conciliação de classes é assim... Nem só de contrariedades pela governabilidade e pelas indicações da frente ampla vivem os progressistas de esquerda: Lula nomeou ministros Silvio Almeida, Sonia Guajajara, Marina Silva, Anielle Frranco; nomeou Maria Rita Serrano na Caixa Federal e pela primeira vez na história do Banco do Brasil uma mulher é presidenta: Tarciana Medeiros. Simbologias, como eu disse.
A CASA-GRANDE brasileira, que é composta por tudo que há de pior no gênero humano, mostrou que está viva e que o governo de frente ampla de Lula será de disputa de rumos e de instabilidade permanente. As investigações até agora indicam que setores do partido militar, e com financiamento de endinheirados do agro pop, são os responsáveis pelo pior ato terrorista e de vandalismo que se tem notícia na história do país ocorrido no dia 8 de janeiro. Os caras invadiram e destruíram as 3 casas dos poderes da república. Também da casa-grande é o rombo bilionário das Lojas Americanas, que apresentaram "inconsistências" de uns 40 bilhões em benefício dos donos, que receberam os dividendos nos últimos anos e figuram entre os maiores bilionários do país. E aquele Banco Central autônomo que erra em bilhões também em favor de um determinado segmento social? (que merda!). Por fim, o genocídio dos povos indígenas, em especial a questão trágica dos Yanomamis em Roraima, é fruto do garimpo ilegal e de toda a cadeia de gente endinheirada que se dá bem com a destruição da floresta amazônica e das reservas indígenas. (homo sapiens...)
---
MEU JANEIRO
Em respeito ao amor que tenho por pessoas próximas, me esforcei em fazer a minha parte para manter meu corpo animal funcionando minimamente. Sou natureza! Não como tudo que gostaria e poderia comer. Não consumo bebida alcoólica como poderia. Busquei a manutenção e bom funcionamento de meus sistemas endócrino e digestório, cardiorrespiratório, musculoesquelético e neurológico. Sou natureza.
Se não pratico alguma atividade física aeróbica e com impacto e que exija força e resistência, posso ter doenças sérias como osteoporose, perda de massa muscular, aumento descontrolado de pressão arterial e colesterol ruim e risco de diabetes, e disso tudo entupimento de veias e artérias, risco maior de infarto, AVC e outras merdas do tipo. Se pratico, tenho que administrar as dores que foram surgindo nos últimos anos, até por desgaste do próprio corpo, que é mais rodado do que a idade que tem, como carro de aplicativo e táxi. Sou natureza.
Corri 7 vezes no mês, uns 50 Km, andei e pedalei também. Fiz um pouco de musculação. Superei a preguiça toda vez que ela quis mandar em mim. Fiz o esforço de ler e escrever para exercitar meu cérebro (minha alma).
Li dois livros - A estranha vontade de um morto (ler comentário aqui) e Torto arado (comentário aqui)- e um volume de mangá: Gen Pés Descalços - O trigo é pisoteado v. II (veja aqui a respeito).
Vi alguns filmes. Sigo estudando lentamente idiomas que gosto. Decidi estudar um pouco sobre Cuba, sua história e seu povo. Estou lendo dois livros de autores cubanos. Um dos idiomas que estou revendo é o espanhol.
Encontrei alguns amigos neste mês e a família passou uma semana na Colônia de Férias do Sinpro SP na Praia Grande. Felizmente, meus familiares adoecidos neste mês tiveram melhora no quadro clínico. Vencemos esse mês de janeiro.
Sigo buscando sentidos e tentando dar um significado à minha existência pessoal e como ser social.
William