Refeição Cultural - Julho
Osasco, 31 de julho de 2023. Segunda-feira.
INTRODUÇÃO
Desde o início do ano, tenho feito uma postagem de final de mês como se fosse uma espécie de balanço das leituras e aprendizados pessoais, mesclando com o registro alguns comentários acerca do que tenho observado no cotidiano da sociedade humana, coisas que me chamaram a atenção.
Em relação ao Brasil, sigo com grande admiração ao presidente Lula. Se considerarmos o país que recebemos dos golpistas, é quase um milagre o que Lula está conseguindo fazer em todas as áreas afetas ao povo brasileiro.
EDUCAÇÃO: o governo vai investir 4 bilhões de reais em escolas em tempo integral com o objetivo de matricular 3,2 milhões de crianças e jovens até 2026. Fico feliz em ver a educação no foco do governo do Brasil. Desde que tomou posse, Lula já recompôs os orçamentos das universidades federais, reajustou as verbas de alimentação escolar e aumentou o valor das bolsas de graduação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, uma fundação ligada ao Ministério da Educação).
SAÚDE: Lula participou do encerramento da 17ª Conferência Nacional de Saúde cujo tema do encontro foi "Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia - Amanhã vai ser outro dia". O fórum democrático contou com a participação de mais de 6 mil pessoas em todas as etapas.
Nestes 7 meses, o governo destinou 600 milhões para a redução de filas de cirurgias, retomou o Mais Médicos e já contratou cerca de 6 mil profissionais para atuarem nos interiores e periferias (serão 15 mil novos contratados até o fim do ano), recuperou o Farmácia Popular e o Brasil Sorridente e retomou as campanhas de vacinação.
Um dos focos do Sistema Único de Saúde é a Atenção Primária através da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Na matéria que li no site do PT, achei interessante o depoimento do prefeito de Boa Vista (RR), feliz por poder triplicar as Equipes da ESF na cidade.
Me lembrei da Cassi, que tinha uma CliniCassi lá em Boa Vista e tínhamos ESF coordenando os cuidados da população Cassi/BB local. Não sei como está a Unidade Cassi Roraima e os participantes de lá hoje após os governos Temer, Bolsonaro e os eleitos do Grupo Mais...
---
MÍDIA SEGUE GOLPISTA E FASCISTAS SEGUEM ORGANIZADOS
Enquanto o governo Lula se esforça para refazer a imagem do Brasil no exterior e refazer os direitos sociais do povo brasileiro, a mídia empresarial golpista e os bolsonaristas seguem manipulando e agindo com violência contra os avanços populares.
O sujeito do Bacen boicota a economia do Brasil há 7 meses com a taxa de juros mais cara do mundo (13,75%) e vem tirando o dinheiro do povo para encher os cofres de rentistas. Isso é uma violência! Violência! Isso gera fome e desorganização social. Esse sujeito neto de ditador e que usa talheres pratica o pior tipo de violência contra o povo e o país...
Os pau-mandados da Globo passaram dias atacando de forma canalha e mentirosa o economista e professor Marcio Pochmann por ter sido indicado à presidência do IBGE. Essa rede esgoto é um câncer para o país há décadas. As agressões cometidas contra Pochmann foram de uma violência inominável! Que merda! Como podem ficar impunes por isso?
E fecho os comentários negativos com os 17 milhões de reais que deram para o verme amante de torturador que ocupou a presidência do país de forma ilegítima até o ano passado. 17 milhões... recebidos por pix. Teve até ex-juiz que deu dinheiro a ele por admirar o miliciano...
Essa é a nossa realidade material... não dá para exigirem uma mudança extraordinária nas diversas áreas econômicas e sociais do país através de canetadas do presidente Lula, não com um país desse! Eu tenho consciência disso.
Não podemos esmorecer, temos que seguir estudando e lutando por um mundo melhor, mais justo e solidário.
---
LEITURAS E CULTURA
Li neste mês de julho cinco obras completas e sigo lendo outros livros que me exigem um tempo maior de leitura e reflexão como, por exemplo, Os miseráveis, de Victor Hugo (mil e quinhentas páginas). Nesta leitura vou demorar meses.
Três livros foram impactantes para mim e me fizeram reviver minha vida como representante político da classe trabalhadora.
Falo dos livros de José Martí - Nuestra América, de 1891 (comentário aqui), de Fidel Castro - La historia me absolverá, de 1953 (ver aqui) e a entrevista com Lula antes de ele se tornar um preso político por 580 dias - A verdade vencerá, de 2018 (comentário aqui).
As histórias de vida de Martí, Fidel e Lula são histórias que nos fazem acreditar que a vida humana vale a pena, que as lutas pela emancipação popular valem a pena.
Ainda no campo das reflexões políticas li Quatro anos nas sombras, de 2022 (ler comentário aqui), um livro de coletâneas de artigos sobre o duro período que vivemos no Brasil após o golpe e sob o regime bolsonarista de destruição do país. Contribuí com um artigo neste livro.
Depois de vários meses sem ler poemas, li mais um livro de Carlos Drummond de Andrade - Novos poemas, publicado em Poesias até agora e em José e outros (1948). Foi o 6º livro de Drummond que passei a conhecer. Ver comentário aqui.
Cultura oriental: tenho visto animes e lido mangás, formas culturais diferentes das nossas do Ocidente. Li o 5º volume do mangá Gen Pés Descalços, de Keiji Nakazawa (comentário aqui). Estamos vendo animes em casa com o nosso filho: One Peace é um deles, eu estou revendo Naruto; e vimos um fenomenal: Megalobox (1T) e Nomad (2T). A cultura oriental tem muita história e política envolvida.
Livros em andamento:
Além do clássico de Victor Hugo, estou lendo outras obras. Nas leituras em andamento tenho optado por mesclar diversos gêneros literários e discursivos.
Estou relendo um clássico do terror dos anos oitenta - Os mortos vivos, de Peter Straub (1979); estou lendo um dos principais livros de poesia de Cecília Meireles - Vaga Música (1942) e estou estudando sobre Cuba no livro Cuba insurgente, da professora Maria Leite.
Até o momento, já li 23 livros e obras completas. Aprendi muita coisa nova, coisas que não conhecia até o ano passado. Isso é bom! A natureza segue seu movimento, envelheço e caminho para o fim e mesmo assim busco conhecimento sobre a vida e o mundo.
Produção textual
Neste mês escrevi bastante. Fiz dois textos no blog A Categoria Bancária sobre a Cassi (ler aqui e aqui). Os textos tiveram muito acesso e neste caso sei que contribuo quando escrevo porque conheço sobre o assunto e sei o que estou dizendo, gostem ou não de minhas opiniões.
Neste blog Refeitório Cultural foram 18 textos dos mais variados temas. Os textos são minha contribuição à difusão de conhecimento de forma gratuita porque acredito nisso. Este blog foi criado para compartilhar conhecimento. É a minha página de WIKIpedia (What I Know Is).
---
SAÚDE E ESPORTES
Neste mês de julho me esforcei para praticar exercícios aeróbicos e um pouco de exercícios de resistência. Isso é fundamental para adiar o fim do mundo (o meu fim no mundo rsrs).
Corri 5 vezes no mês (25K), pedalei 3 vezes (3 horas) e andei bastante. Estou testando meu corpo em longas caminhadas para ver se ainda conseguiria fazer uma romaria. Fiz uns longões: um de 10 Km, outro de 20 Km e um de 30 Km.
Como considero uma prática de saúde integral os relacionamentos humanos saudáveis, neste mês fui a um sarau na regional Paulista do Sindicato, me encontrei com amig@s do BB, participei de atividades presenciais e virtuais do Partido dos Trabalhadores e sobre Cuba e também a assembleia de meu condomínio.
---
Fecho aqui o registro reflexivo do mês de julho. As reflexões sobre o mês passado podem ser lidas aqui.
William