segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Frei Betto: una biografía (3)



Refeição Cultural 


A profundidade do conteúdo do livro biográfico sobre o dominicano Frei Betto é incrível! Ganhei o livro de presente do próprio autor numa oportunidade histórica que tive neste ano de estar com ele por três dias na 32ª Feira Internacional do Livro em Havana, Cuba, evento realizado em fevereiro de 2024.

A leitura do livro tem sido lenta - é um estudo -, é feita na exata medida de tempo necessária para refletir a quantidade enorme de informação histórica contida a cada dez ou vinte páginas. A história da vida de Frei Betto se confunde com a nossa história de vida do povo brasileiro, história das lutas da esquerda por independência e protagonismo político e por uma vida melhor para o povo.

No capítulo que iniciei a leitura hoje "Movimiento popular y campañas presidenciales de Lula", aprendi sobre a participação central de Frei Betto na articulação, junto com os movimentos organizados no país, da criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Central dos Movimentos Populares (CMP), através da Articulação Nacional dos Movimentos Populares e Sindicais (ANAMPOS), na qual ele era o secretário geral.

É muita história!

---

Conceitos que me chamaram a atenção

"acontecimentos biográficos"

Logo no início do capítulo, fiquei pensando a respeito dos chamados "acontecimentos biográficos". 

Quais seriam os acontecimentos biográficos em minha vida? Sem dúvida, a entrada para o movimento sindical brasileiro, em 2002, foi um acontecimento que mudou minha vida.

No livro se explica que "acontecimentos biográficos" são "eventos fundacionales que marcan una nueva etapa en la vida." (p. 293)

"Construtor de pontes"

Também fiquei pensando na grandeza do papel de pessoas que são construtoras de pontes entre grupos sociais e segmentos representativos de setores da sociedade humana. Sem dúvida, o presidente Lula e Frei Betto são dois grandes exemplos humanos de pessoas que constroem pontes.

---

Livros

Fiquei com meus botões pensando nas minhas lacunas culturais... eu ainda não li livros centrais nas mais diversas áreas do conhecimento humano. Dois deles são os livros do Frei Betto "Batismo de sangue" e "Fidel e a religião".

Quem sabe um dia eu os leia. O tempo disponível para tudo que quero aprender e conhecer é limitado em relação ao desejo de saber, mas pelo menos me esforço para estudar e ler todos os dias de minha vida, ainda hoje, retirado do movimento sindical e com mais de 55 anos de idade. Sigo tentando aprender algo todos os dias de minha existência. 

---

ANAMPOS: bloco combativo x Unidade Sindical 

Da leitura que fiz, achei interessante essa parte:

"En los años siguientes, la disputa política entre los dos bloques se intensificó, lo que tornó inviable la formación de una entidad intersindical como se previera y aprobara en la CONCLAT. En agosto de 1983, el bloque combativo, con un importante apoyo de la ANAMPOS, fundó la CUT. Meses después, en noviembre, Unidad Sindical lideró la creación de la Coordinación Nacional de la Clase Trabajadora (CONCLAT), que en 1986 daría origen a la Central General de los Trabajadores (CGT). Quedaba sellada la división del sindicalismo brasileño." (p. 297/298)

---

COMENTÁRIO FINAL

Enfim, da quantidade enorme de informações lidas hoje, achei interessante a questão sintética de que a ANAMPOS teve importância primeiro na criação da CUT, através da CONCLAT, e depois na criação da CMP.

Os debates e diferenças entre os diversos grupos e movimentos que participaram dessas construções passaram por pontos como a necessidade de independência das organizações em relação a partidos e governos. Isso eu aprendi assim que entrei para o movimento e me tornei um estudioso de nossas histórias de lutas.

O que eu não tinha uma noção mínima era a questão do papel desse intelectual militante dos movimentos, o dominicano Frei Betto.

A gente tem muito que aprender, isso eu tenho claro!

---

HISTÓRIA DO BRASIL

Segue abaixo um excerto que gostei sobre a ANAMPOS e as lutas do final dos anos setenta e dos anos oitenta e noventa no Brasil.


Documento de Monlevade (reunião de 7 a 9 de fevereiro de 1980)

"Al finalizar la reunión se divulgó el Documento de Monlevade, que reunía un conjunto de propuestas para el fortalecimiento del movimiento sindical. Las más importantes eran el combate al régimen dictatorial, que no podría hacerse ni por vía de la 'transacción política' entre el gobierno y la oposición parlamentaria, ni por la del 'vanguardismo político' desvinculado de las bases populares, sino por intermedio de la movilización de la clase trabajadora; la acción sindical, cuyo norte debían ser principios como la convivencia democrática con las oposiciones; la desvinculación entre el sindicato y el partido político; la ampliación de los vínculos intersindicales; la democratización de la estructura interna del sindicato; y el estímulo a la articulación entre las luchas sindicales y las del movimiento popular." (p. 295/296)

O papel de Frei Betto na organização:

"Al término de la reunión, Betto fue electo secretario general del grupo." (p. 296)

---

Sigamos lendo e aprendendo.

William Mendes


Nenhum comentário:

Postar um comentário