terça-feira, 18 de novembro de 2025

Tecnologia em benefício de quem? (2)


Matérias da página da Fórum


Refeição Cultural

Opinião 


A INTERNET CAIU (ERROR 500)

Em tese, não tenho nada contra tecnologia. O ser humano chegou até aqui no planeta Terra por ser inteligente e criar tecnologia para se adaptar ao meio, superar seus predadores naturais e criar coisas novas.

A vacina dolorosa e cara que tomei hoje contra Herpes Zoster é fruto da inovação tecnológica de nossa espécie animal. Vacinas e procedimentos cirúrgicos são tecnologias criadas em benefício dos seres humanos. 

No entanto, é urgente o debate sobre a ética na utilização da tecnologia na sociedade humana neste momento da história. Ela deve beneficiar a maioria das pessoas; nunca concentrar poder na mão de poucos.

As reflexões que farei sobre o tema terão como foco principal a sensibilização das pessoas em posição de poder na política, como eu mesmo estive nesta condição por quase duas décadas. Quem tem mandato e ou representatividade, tem poder de mudar a história. 

O que aconteceu hoje, um apagão em parte da internet brasileira e global vai se repetir. Pior que isso, vai escalar. A sociedade humana vai tomar um "delete" das big techs a qualquer momento e as tais "nuvens" e navegações on-line vão desaparecer. 

Em qualquer momento no futuro, que pode ser amanhã mesmo, ano que vem durante as eleições brasileiras, ou de forma pontual, ou seja, tal serviço, ou rede, ou grupo, ou local etc, enfim, nós vamos ter um apagão de nossas memórias (hoje "nuvens") como se acordássemos com Alzheimer da noite para o dia.

A tecnologia está na mão de meia dúzia de pilantras, psicopatas, empresas que cagam para as pessoas e o mundo, cagam! (Desculpem a franqueza).

Tirar esse poder da mão de alguns animais humanos egoístas e ególatras é uma questão ética!

Pensem nisso, lideranças políticas. 

William Mendes 

18/11/25

Nenhum comentário:

Postar um comentário