segunda-feira, 27 de maio de 2024

Leitura: Gen Pés Descalços (6) - Keiji Nakazawa



Refeição Cultural

Gen Pés Descalços

Volume 6


Retomei a leitura do clássico japonês Gen Pés Descalços, de Keiji Nakazawa. O mangá foi lançado em 1973 e a tradução brasileira é de Drik Sada, publicado em dez volumes no Brasil a partir de 2011 pela Conrad. Ganhei a coleção de presente de meu filho.

O mangá conta a história da família Nakaoka, residente em Hiroshima, e os fatos se passam a partir de um momento anterior ao lançamento da bomba atômica e segue narrando o drama do povo japonês nos anos seguintes à derrota do Eixo na 2ª Guerra Mundial e após as duas bombas lançadas pelos EUA em Hiroshima e Nagasaki.

A dramaticidade é muito impactante para os leitores, tanto pela qualidade excepcional dos traços de Nakazawa quanto pelo próprio enredo. Vale lembrar que a história é muito real, pois o autor é um sobrevivente da bomba e tinha seis anos quando Hiroshima foi destruída pelos norte-americanos. Só sobreviveram Keiji e sua mãe.

Sejamos fortes como
o trigo pisoteado.

VOLUME 6

Nesta parte da história de Gen vemos a dificuldade do povo japonês em sobreviver em um país ocupado pelo inimigo vencedor e o que impera no cotidiano é a miséria, a fome, a injustiça e a violência nas relações entre as pessoas, tanto a forma rude como são tratadas as pessoas do povo, como a maldade estabelecida no coração de quase todo mundo. O comum é o "cada um por si" e ninguém ajuda ninguém.

A ordem estabelecida é o capitalismo. Dinheiro é o deus e o salvador para tudo. Todas as relações são relações capitalistas, tudo é mercadoria. Um dos momentos mais marcantes neste volume é a decisão do pequeno Ryuta para conseguir dinheiro para salvar a mãe de Gen que precisa de atendimento médico.

Gen é uma exceção à regra, um rapazinho de bom coração e que está sempre tentando cuidar dos seus e ainda ajudar as pessoas com problemas. Os temas que são abordados no mangá são bem pesados: violência, suicídios, exploração humana e maldade gratuita são alguns deles.

Neste volume, vemos a vida cotidiana no Japão após três anos da derrota e do lançamento das bombas atômicas. O garoto Gen faz de tudo para conseguir alguns trocados para alimentar sua mãe, irmão e amigos. E até o dono do ferro velho que compra tudo que Gen consegue nos escombros dá um jeito de explorar e pagar valores irrisórios ao rapaz.

A história é muito dura! Mas é uma narrativa importantíssima em tempos de autoritarismo, de ascensão da extrema-direita no mundo e de guerras de extermínio como temos visto na Palestina, com centenas de milhares de crianças, mulheres e civis árabes palestinos sendo dizimados impiedosamente pelas bombas dos sionistas do governo Netanyahu.

O cenário de destruição, morte, fome e sede que estou lendo em Gen Pés Descalços é o cenário do cotidiano de dois milhões de palestinos na Faixa de Gaza. 

O mundo viu as consequências para o povo japonês das decisões políticas do imperador ao se aliar aos nazistas e fascistas. Viu as consequências por décadas do lançamento da bomba atômica sobre uma população civil e as mortes instantâneas e por câncer décadas seguidas.

Guerra é uma merda! Nazifascismos e autoritarismos antidemocráticos são uma merda!

--------------------

Chama muito a nossa atenção na história e cenário de Gen Pés Descalços a condição das vítimas da guerra, em especial a condição das crianças e das mulheres: pessoas mutiladas, desamparadas, adoecidas e maltratadas pelos homens naquele contexto rude do pós-guerra.

--------------------

Para as pessoas que estudam, sabemos disso olhando o passado. E a sociedade humana não aprende nada com a história, estamos caminhando para a repetição de tudo que o mundo viveu com as guerras do século passado.

Simbolismo: além da marca simbólica do sol nos desenhos de Nakazawa, apontando a passagem do tempo, o símbolo do país - terra do sol nascente - e a própria bomba e o calor de mil sóis, vemos algumas vezes neste volume o tropeço ou o chute em uma pedra no caminho de Gen ou de Ryuta. Há que se resistir às pedras no caminho...


Vamos para o próximo volume de Gen Pés Descalços. Caso haja interesse das leitoras e leitores do blog em ler os comentários anteriores sobre essa leitura de Keiji Nakazawa, é só clicar aqui para ler o primeiro texto e os seguintes.

William Mendes


Nenhum comentário: