sábado, 12 de outubro de 2024

Nada mais será como antes - Miguel Nicolelis (10)



Refeição Cultural 

"(...) Para elas, e para a maioria dos adultos, não haverá mais forma alguma de dizer o que é real e o que é falso. Imagine o quão assustador seria para alguém, criado desde o nascimento ou infância num paraíso virtual, de repente acordar, no meio da sarjeta, cercado de lixo e ratos famintos, sem abrigo, comida, ou meios de sobreviver por si mesmo?" (p. 161)


O ano é 2036. O desemprego no Brasil e no mundo é de mais de 80%. O número de pessoas em situação de rua em São Paulo é de mais de 150 mil homens, mulheres e crianças. 

No Largo do Arouche, centenas de pessoas andam a esmo trombando umas nas outras. São como zumbis digitais. São vítimas de um experimento de controle da mente chamado de Projeto Nirvana.

A necessidade de energia elétrica chegou a um ponto impossível de se suprir com as formas tradicionais que conhecíamos no início do século. Boa parte do consumo de energia é gasto para resfriar milhões de computadores das plataformas digitais que dominaram o mundo.

Esse é o cenário do romance Nada mais será como antes, do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis. 

Foi no contexto descrito no romance que os Overlords e seus aliados, os neurocratas e os bankgsters, pensaram no Projeto Nirvana: capturar bioeletricidade de uma espécie animal abundante no mundo: o homo digital...

---

Seguimos na leitura! Estou curioso para saber como vai terminar esta ficção distópica.

William 

Nenhum comentário: