Refeição Cultural
"Sem tempo para respirar ou recalibrar seus pensamentos, Omar e Tosca viam como as hordas de mongóis a as caravanas que cruzavam a Ásia Central trouxeram na pele dos seus cavalos e camelos as pulgas infectadas que espalharam a bactéria que causou a peste bubônica, que ficou conhecida como a morte negra, por toda a Europa. Somente esta pandemia matou, em algumas localidades, por volta de metade da população. E esse efeito devastador desempenhou um papel fundamental em eventos europeus, como a segunda fase da Guerra dos Cem Anos..." (Nada mais será como antes, Miguel Nicolelis, 2024, p. 264)
Enquanto lia o romance do neurocientista e escritor Miguel Nicolelis, imaginava as cenas das grandes batalhas e morticínios provocados por nossa espécie animal ao longo de milhares de anos. Somos isso...
No romance, o capítulo 15 - "O terceiro sonho: o aviso final" - descreve grandes batalhas ocorridas na história humana: egípcios contra hititas, gregos contra persas e outras mais.
Os personagens centrais - Tosca e seu tio Omar - estão compartilhando o mesmo sonho como se fossem uma brainet, uma rede cerebral interligada.
Estou curioso para saber o desfecho da ficção. Estou na metade do romance.
Ainda vai demorar para chegar ao fim do livro. Estou lendo aos poucos.
Sigamos.
William
Olá William! Adoro livros que, além da história, nos trazem infomações científicas e conhecimentos históricos. Eu adoro pesquisar a respeito pra continuar na leitura e me aprofundar mais. Muito bom!
ResponderExcluirOi Emília, tudo bem? Eu também faço isso, pesquiso durante leituras. Esse livro do professor Nicolelis nos faz pensar muito. Mudei muito depois que li seu livro de ciência "O verdadeiro criador de tudo" sobre o cérebro humano. Abraços!
Excluir