Refeição Cultural
Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025.
RETROSPECTIVA
Ao finalizar o ano, costumo fazer uma retrospectiva nesta página sobre fatos, impressões e acontecimentos que marcaram a vida pessoal do autor do blog e o mundo no qual vivo, um lugar redondo e único para todos os seres viventes.
Ao pesquisar os acessos que o blog teve ao longo do ano que termina, fiquei impressionado com os números, o que me faz seguir tendo muita responsabilidade e honestidade naquilo que escrevo como personagem da sociedade humana. Foram mais de 480 mil acessos no ano.
Agradeço às leitoras e leitores do blog pela troca de conhecimentos de forma gratuita. Esse é o objetivo do blog desde sua criação no final do ano de 2007.
Como aprendi com o professor Ladislau Dowbor numa palestra lá no começo de minha jornada como dirigente sindical, diferente de uma coisa material como um relógio, um tênis ou algum objeto, quando compartilhamos conhecimento, o saber coletivo aumenta, se modifica, e novos conhecimentos brotam. Acredito nisso!
Meus blogs, este de cultura e sua extensão em imagens e o de política sindical - A Categoria Bancária -, são uma espécie de biblioteca deste personagem do mundo humano, uma coleção de textos e saberes, como a Wikipedia. No meu caso é um "What I Know Is" (WIKI) do William Mendes. Por isso, estou sistematizando e encadernando os mais de 6 mil textos produzidos em duas décadas.
O ano de 2025 foi intenso como todo ano é, porque viver é um desafio diário, e ele trouxe mudanças pessoais e coletivas, para mim e para vocês.
No meu caso, por exemplo, publiquei um livro: Memórias de um trabalhador politizado pelos bancários da CUT. Algo novo! O mundo humano e o planeta Terra também experimentaram coisas novas.
A mudança segue sendo uma realidade da Natureza, tudo muda o tempo todo, seja de forma instantânea, seja de forma lenta, não perceptível em uma vida humana.
Enfim, que fiz ou o que rolou nos últimos doze meses do ano?
---
POLÍTICA
Tenho falado pouco ou quase nada sobre a política em nosso país e no mundo. Não tenho mais importância nessa questão como tive quando era outro ator social.
O ex-presidente da república, Jair Messias Bolsonaro, foi processado, julgado e condenado a 27 anos de prisão por tentativa de Golpe de Estado. Ele foi preso, uma notícia boa! Mas segue impune pela morte de centenas de milhares de pessoas durante a pandemia e sua gestão criminosa.
O presidente Lula está bem de saúde e segue melhorando a vida do povo brasileiro. Votamos em Lula, do Partido dos Trabalhadores, para que o pobre fosse incluído no orçamento do Estado. Com todas as críticas que tenhamos em relação ao governo Lula 3, sejamos honestos para afirmar que nas atuais condições políticas do país, o maior estadista do Brasil fez mais do que qualquer outro de nosso campo político faria em seu lugar. Eu não tenho dúvidas sobre isso.
As pessoas que representam o projeto político para o qual me dediquei nos últimos anos, e votei nelas, seguem atuando de forma combativa e ética.
Fiz campanha e votei nas candidaturas do JuntOz, em Osasco, e Luna Zarattini, em São Paulo. São mandatos que nos dão muito orgulho! Luna, Heber, Gabi e Matheus são inspiração e esperança de renovação do PT.
Em 2022, votei no presidente Lula, votei no Padilha e no Marcolino. Esses políticos nos honram muito, pois trabalham incansavelmente pelo povo brasileiro e pelo país.
LITERATURA E LEITURAS
Não li o quanto gostaria, mas li bastante em 2025. Conheci autores novos e poéticas novas. Isso é bom! Os comentários sobre as leituras estão nos links.
1. Ainda estou aqui - Marcelo Rubens Paiva (aqui)
2. ¿Por qué la Revolución Cubana? - Org. Juan Carlos R. Luz (aqui)
3. Flores das "Flores do Mal" de Baudelaire - Guilherme de Almeida (aqui)
4. Prufrock e outras observações - T. S. Eliot (aqui)
5. Maiakóvski: poemas - B. Schnaiderman, Augusto e Haroldo de Campos (aqui)
6. El gaucho Martín Fierro - José Hernández (aqui)
7. Bagagem - Adélia Prado (link)
8. Crisálidas - Machado de Assis (link)
9. Ismaelillo - José Martí (link)
10. Poemas - T. S. Eliot (link)
11. Cachorro Velho - Teresa Cárdenas (link)
12. A morte de Ivan Ilitch - Lev Tolstói (link)
13. Papéis Avulsos (I) - Machado de Assis (link)
14. Primeiras Estórias - João Guimarães Rosa (link)
15. Coração de Vidro - José Mauro de Vasconcelos (link)
16. O Picapau Amarelo - Monteiro Lobato (link)
17. Aventuras de Hans Staden - Monteiro Lobato (link)
18. O Saci - Monteiro Lobato (link)
19. Fábulas - Monteiro Lobato (link)
20. Nada mais será como antes - Miguel Nicolelis (link)
21. Deuses humanos - H. G. Wells (link)
22. Memórias de um trabalhador politizado pelos bancários da CUT - William Mendes (link)
23. Desafios do Sindicalismo no Brasil Contemporâneo - Luiz Azevedo (link)
24. Leituras da crise - Diálogos sobre o PT, a democracia brasileira e o socialismo - Entrevistas de Juarez Guimarães (link)
25. Garimpeiro do cotidiano - Francisco Ferreira Alexandre (link)
26. Cassems 15 anos - autogestão em saúde: um sonho possível - Eronildo B. Silva (link)
27. Pequena coreografia do adeus - Aline Bei (link)
SAÚDE
O ano foi desafiador para meu núcleo familiar mais próximo.
Minha mãe e meu pai tiveram problemas de saúde com necessidade de internação. Felizmente, se recuperaram.
Eu descobri uma lesão na língua e precisei de intervenção cirúrgica. Está tudo bem.
Minha esposa também passou por intervenção cirúrgica no fim do ano e está bem.
Tivemos falecimentos na família de meus pais.
Minha saúde não é mais a mesma. Me vejo como um corpo muito rodado para o tempo de existência. Meu corpo cansou.
Mas sei de minha importância em estar vivo. Estou me esforçando para estar por aqui mais uns anos.
Estou treinando como posso para me manter fisicamente.
ESTUDOS
Sempre que possível, mantive uma rotina de estudos em meu cotidiano.
Fiz com meu filho um curso de extensão universitária com carga horária de 50 horas na Unesp: "Como impedir o fim do mundo - Colapso ambiental e alternativas". Professores extraordinários! Adorei o curso.
Também fiz alguns cursos na plataforma de ensino do Instituto Conhecimento Liberta (ICL). Sou membro do Instituto desde o início do projeto.
SISTEMATIZAÇÃO DOS MEUS TEXTOS
Sigo firme no trabalho de sistematizar e encadernar toda minha produção textual das duas últimas décadas, período no qual escrevi com a consciência política de uma liderança sindical da classe trabalhadora brasileira.
Tenho que terminar esse trabalho. É uma questão de respeito à história coletiva que ajudei a construir neste primeiro quarto do século XXI.
---
É isso! Feito o registro do meu ano de 2025.
William Mendes


Nenhum comentário:
Postar um comentário